quinta-feira, 15 de maio de 2008

Resumo: Betti, Mauro, A janela de vidro, São Paulo, 1998.

Marcone da Silva Cerqueira

A educação física na década de 80, estava atrás de um conceito, recém desvinculada do militarismo, e da medicina, sugiram novas propostas no ramo da educação física, causando um frenesi nos estúdios da ária. Na primeira matriz, a educação física, ganhou status de ciências, com seu próprio objeto de estudo, (motricidade humana, ação motora, movimento humano.) Ainda na década de 80, estava ocorrendo algumas crises, a melhor resposta da educação física vem através das propostas pedagógicas.
No entanto, a Ed, física foi perdendo o seu foco educacional, para ganha novas vertente-se, como danças, musculação etc.
Em 90, a cultura corporal, e esportiva, estava em alta, graça aos meios de comunicações. A educação física deixou de ser, simplesmente técnicas esportivas, e praticas pedagógicas para fazer parte do ciclo do capitalismo.Com isso a educação física foi perdendo sua essência que era de forma cidadãos capazes de ser críticos. A vivencia dos movimentos, e começaram a forma consumidores de produtos, patrocinadores de eventos esportivos, e cada vez mais os jovens, foram se afastando da educação física lúdica, o papel da escola é aproxima os alunos dessas praticas.

2 comentários:

Lucas disse...

Justo o que eu procurava sobre janela de vidro. Obrigada!

Unknown disse...

Muito eficaz este resumo