quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Resumo; Do Capítulo. O labirinto do livro, O que é Educação física ? De, Oliveira,Vitor Marinho de, 1943- SP: Brasiliessese, 2004 .

O autor mostra que desde antes de Cristo já existia o estudo dos movimentos, não como conhecemos hoje. E sim como ginástica, no qual era de caráter filosófico e de formação de cidadãos e guerreiros, com o poder de transformação anatômicas e fisiológicas. como diz o autor “ a ginástica não possui mais aquele sentido grego tão abrangente.A ginástica hoje, esta ligada ao bem estar, e saúde pessoal.” Interessante o ponto de vista, onde há educação física se confunde com a medicina, e alguns estudiosos chegam até dizer que a educação física, é uma Ciência paramedica, são duas ciência muito distintas, e com oh mesmo pensamento, onde uma disciplina se serve da outra, e tem oh mesmo sentido, que é trazer Saúde e bem estar e alto conhecimento do corpo. A educação física tem esse aspecto de promover vários segmentos na humanidade, seja ele práxis lúdica, ou práxis laboral. Mas ah cultura das pessoas, já levam por lado marxismo, demonstrando, a falta do saber, o que é educação física. o costume de ligar sempre o profissional da Educação . Física a cultura corporal, o autor entretanto, referisse a cultura, ele sita alguns paises, e esportes fortemente relacionado a cultura historia e educacional dos paises citados através do esporte. jogos e suas regras onde demonstra o sentimento do lazer, a necessidade, socialização ,mexendo com oh lado lúdico, o esporte a pesar, de ter assumido uma característica práxis laboral, não perdeu sua origem que é oh lazer. esporte entregar nações quebra preconceito para paises movimenta a economia,a grega varias culturas. A educação física é uma ciência distinta das outras. Estudo a cultura corporal do ser humano. Fazendo, ele ter um alto rendimento no esporte, onde cada endivido, é analisado diferencialmente.
O autor da uma salientação, no aspecto do profissional da educação física, onde ele, se referisse ao status do Profissional da educação física, que sempre será uma ciência sem status na Sociedade, nosso contribuição para a sociedade estamos nado, na saúde na educação, e no Esporte em se.

3 comentários:

Déborah Regina disse...

Meu caro colega.O seu resumo tem algumas falhas como:Depois do ponto colocar letra menuscula,alguns erros ortograficos e muita repetição de palavras.
E quando a gente comenta alguma coisa de outra pessoa temos q colocar de quem foi o comentario.
Fora isso o seu texto está bastante chamativo.

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezado Marcone,
Aproveitando a observação do colega, é de fundamental importância que você releia seu próprio texto a fim de identificar os equívocos ortográficos e as frases sem sentido: eles estão espalhados no texto. Com relação à produção do resumo, gostaria que lembrasse dos três elementos necessários para um resumo: exposição do tema central, da perspectiva do autor e de seus argumentos ou caminhos pelos quais passa para falar do tema e de sua perspectiva. No caso de seu texto, por vezes se aproxima de um resumo, por outras ele se afasta. Primeiramente, você não inicia seu resumo expondo qual é o tema central do texto que você leu. A perspectiva do autor, tão pouco. Você inicia diretamente fazendo referência a um dos caminhos ou ponto de partida que o autor estabelece para falar do tema central: a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física, sob uma perspectiva histórica. Concernente aos pontos que o autor aborda ao longo do texto, é preciso maior objetividade. Por exemplo, quando você fala na primeira linha do seu resumo que: “O autor mostra que desde antes de Cristo já existia o estudo dos movimentos, não como conhecemos hoje”. E depois só na quinta linha você vai falar dos Gregos. Veja bem, a questão são os gregos, logo não necessário, em um resumo, um preâmbulo para expor que o autor inicia seus argumentos retomando a história da ginástica na Grécia. Outra questão, não se deve, em um resumo, transcrever partes do texto no corpo do resumo. Para finalizar, você tenta fazer uma discussão em seu resumo, e esse tipo de produção é simplesmente para expor brevemente os principais pontos do texto.
Para tanto, vou lhe sugerir a seguir um modo de iniciar o resumo:

“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.

A partir daí, você pode por exemplo, descrever em uma ou duas linhas no máximo, cada uma das faces da educação física conforme o sentido que o autor coloca para cada elemento citado.

Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro

marcos pitta disse...

olá marcone;
bom rusumo sobe expressar bem o que o aoutor quer passar para os leitores, so uma abservaçao fltar explorar um pouco + os outra subjentes,, marcos pitta